Dados do Trabalho
Título
APLICABILIDADE DO USO DA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXAS: TIMERS
Introdução
As úlceras crônicas geram altos custos para a saúde pública, com tratamentos prolongados causando significante impacto socio econômico e configurando problema de saúde pública. Sua etiologia está associada a diversos fatores como: doença venosa crônica, doença arterial periférica, neuropatias, hipertensão arterial, trauma físico, infecções cutâneas, doenças inflamatórias e neoplasias. O aumento da incidência de feridas crônicas na população brasileira e os custos elevados no seu tratamento levaram ao desenvolvimento de estudos em busca de evidências que promovam a sua cicatrização. O desenvolvimento de novas tecnologias tem sido cada vez mais uma constante, em busca de opções eficazes para a estimulação da cicatrização de feridas crônicas ou complexas.
Objetivo
Construir uma ferramenta educacional para avaliação e gerenciamento de feridas agudas, crônica e complexas.
Adaptar o sistema do T.I.M.E.R.S ( *).
Metodologia
Este estudo possui um delineamento metodológico descritivo e qualitativo. Foi desenvolvido em conjunto com um laboratório de pesquisa e desenvolvimento em uma cidade do Sul- Brasil em parceria com uma estomaterapeuta. No período junho- 2023 a Janeiro- 2024. Com intuito de melhorar a compreensão dos profissionais de saúde frente ao impacto das complexidades de estrutura tecidual das feridas.
Resultados
Foi desenvolvido uma adaptação deste acrônimo TIMERS, para uma ferramenta ilustrativa corporativa. Utilizamos 3 fases no processo de desenvolvimento. 1-fase adaptar o acrônimo com as principais etiologias de feridas. 2- categorizar e identificar os níveis de exsudato sugestivo para cada ferida.3- Implementar de maneira sugestiva e explicativa relação de coberturas com suporte de cicatrização. Promovendo de uma maneira didática uma linguagem assertiva, para os profissionais da saúde pudessem ter segurança na escolha da tecnologia em coberturas.
Conclusão
É evidente o benefício do uso da ferramenta TIMERS na prática clínica para uma avaliação efetiva de feridas agudas ou crônicas. Na avaliação de feridas envolve fatores observações cuidadosa, profissional de saúde habilitado (médico/ enfermeiro) que fará uma avaliação deve considerar fatores individuais do paciente, como idade, comorbidades e estado nutricional, que podem influenciar o processo de cicatrização. O uso de ferramentas educacionais padronizadas, como as escalas de classificação de feridas facilitam no processo de decisão do profissional de saúde, para um planejamento estratégico assertivo
Referências
1-MESQUITA, SIMONE KARINE DA COSTA et al. APLICATIVO MÓVEL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA APOIO NA TOMADA DE DECISÃO DO ENFERMEIRO DURANTE A ESCOLHA DA COBERTURA PARA ÚLCERA VENOSA. In: Congresso Brasileiro de Estomaterapia. 2023.
2-MITRE, Luane Assad Silva et al. Atenção às pessoas com lesões cutâneas em unidades de Atenção Primária à Saúde: uma scoping review. 2023.
3-MARTINS, Sabrina Regina et al. Praticabilidade clínica de um instrumento para avaliação de feridas vasculares. 2020.
Área
Geral
Autores
JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, JULIANA LUCINDA SANTOS, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, DIONEY NEVES, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT, ADRIELE DEL SENT